Os brasileiros têm destinado até 41% da renda doméstica para alimentação e combustível nos últimos 12 meses, em comparação aos 12 meses anteriores. A constatação é da pesquisa sobre os Hábitos de Consumo no Brasil, realizada pela empresa de tecnologia Elo, gerida pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco.
O estudo contempla fontes de dados de 2020 até o final de 2022 e leva em consideração mais de 43 milhões de cartões ativos da marca e a média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras gerenciadas pela empresa.
Ainda disso, o estudo verificou que em relação aos gastos essenciais para os brasileiros de baixa renda a margem sobe para 46% no período. As compras presenciais, nessa faixa de renda, atingem quase 98%. Entre os mais ricos, em contrapartida, a alimentação e combustível têm peso de 26% no orçamento.
Sobre as compras feitas no comércio eletrônico, a pesquisa observou que houve expansão de 44% nos gastos pelo público de maior renda após a pandemia do novo coronavírus. Enquanto os mais ricos e a classe média gastaram pelo menos R$ 199 por compra, na classe de menor poder aquisitivo, o valor caiu para R$ 59 por compra. O valor médio desse tipo de transações evoluiu 23% no período pesquisado. De acordo com a pesquisa, a opção por compras online é a favorita dos brasileiros de qualquer classe econômica, revelando que 91% das compras no comércio digital são feitas no crédito.