Na noite desta segunda-feira (6), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que as causas da morte da vereadora de Juazeiro do Norte, Yanny Brena (PL) e a de seu namorado, Rick Pinto, foram de asfixia. O motivo da morte foi divulgado após constar nos laudos cadavéricos realizados e entregues pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Os corpos foram encontrados na última sexta-feira (6), na residência da vereadora, em Juazeiro do Norte. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado também informou que a Polícia Civil aguarda receber outros laudos solicitados sobre o local de crime e de imagens de câmeras de segurança, além do laudo de pesquisa de substâncias em amostras de sangue e urina.
A principal linha de investigação é a ocorrência de feminicídio seguido de suicídio. Conforme a polícia, Yanny foi vítima de esganadura e depois teve um suicídio forjado com uma corda pelo namorado, que se matou em seguida. A apuração do caso é da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte.
Um laudo divulgado mais cedo apontou que a vereadora sofreu ferimentos no pescoço, no abdômen e também teve unhas quebradas. Yanny era médica, além de vereadora pelo PL e presidente da Câmara de Juazeiro do Norte. Rickson se intitulava como atleta de vaquejada, mas não possuía uma ocupação fixa, conforme as investigações. O casal estava junto desde de 2020.