A deputada estadual Jô Farias (PT), propôs um Projeto de Lei que institui a criação do Dia Estadual da Vereadora. A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa, localizada na capital cearense, nesta quinta-feira (9). A data seria comemorada anualmente no dia 10 de março, em homenagem à vereadora Yanny Brena, que faz aniversário no dia. Yanny era vereadora e presidente da Câmara de Juazeiro do Norte. Ela foi encontrada morta no dia 3 de março após ter sido vítima de feminicídio por parte de seu namorado, Rickson Pinto, que cometeu suicídio após matá-la. Ela iria fazer 27 anos no dia 10 de março de 2023.
“Uma jovem com um futuro político promissor, e que infelizmente teve a vida ceifada e sua trajetória interrompida. Essa é uma forma de homenageá-la. Por isso propomos, como data de celebração, o dia 10 de março, data de nascimento da vereadora Yanny”, disse a deputada.
Além de homenagear a vereadora, o projeto tem como objetivo conscientizar a população acerca da baixa participação feminina na política do País. A data também tem o intuito de destacar a importância das vereadoras na construção de políticas públicas no âmbito municipal.
A deputada, Jô Farias, citou, inclusive, a lei que institui o Dia Nacional do Vereador em 1º de outubro, “A instituição, no Calendário Oficial do Ceará, do dia da vereadora, fará, ainda que minimamente, que o Poder Público e a sociedade reflitam sobre o importante papel que as legisladoras possuem”, afirma a parlamentar.