Sete vereadores apresentaram, nesta terça-feira (16), um recurso para anular a eleição que conduziu o vereador Capitão Vieira Neto (PTB) à presidência da Câmara de Juazeiro do Norte, na última terça-feira (14). O pedido, contudo, foi rejeitado em plenário, com 11 votos contrários e apenas 5 favoráveis.
O documento é assinado pelos vereadores Beto Primo (PSDB), Rosane Macedo (Cidadania), Darlan Lobo (PTB), Janu (Republicanos), William Bazilio (PMN), Rafael Cearense (Podemos) e Lunga (PSB). Eles apontam supostas irregularidades na condução da votação, conduzida pelo então presidente em exercício, vereador Raimundo Júnior (MDB).
Entre os signatários do recurso, Darlan Lobo (PTB) alega que não houve notificação oficial sobre a realização da eleição. “Foi uma eleição às escuras. O presidente em exercício rasga o regimento e joga no lixo. Faz sem nenhuma comunicação por WhastApp, nem por e-mail institucional, nem por edital de convocação ou publicação em Diário Oficial”, afirmou.
Capitão Vieira, por sua vez, disse nesta quinta que Raimundo Júnior conduziu a eleição dentro da legalidade. “No recurso apresentado sequer fundamentaram porque teria que ter a marcação na data e hora que eles quisessem. Se vão judicializar ou não, é direito de cada um”, rebateu Vieira Neto, que se elegeu presidente na terça (14).
Com o revés no plenário, o grupo agora promete ingressar com ação na Justiça para cancelar a eleição. “O que nós estamos questionando é a falta de publicidade. Vamos entrar na Justiça, buscar que seja anulada [a eleição] e seja realizada da forma correta”, afirmou o líder do Governo na Câmara, vereador Rafael Cearense.