O deputado federal cearense, André Fernandes (PL) foi escolhido pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), para coordenar uma comissão externa que fiscalizará a polêmica Transposição do Rio São Francisco. A Câmara dos Deputados criou a comissão, após pedido feito pelo deputado e teve a coautoria de outros oito deputados federais da região do Nordeste.
Segundo Fernandes, ele tomou a iniciativa após vídeos sobre supostas irregularidades na transposição começarem a circular na internet, ainda no ano passado. Arthur Lira acatou o pedido e assinou na última quinta-feira, dia 16 de março. Já na próxima semana os deputados se reunirão para traçar as estratégias sobre a atuação da comissão.
O grupo será coordenado pelo autor do pedido, André Fernandes. Segundo Fernandes, no início de 2022, o então ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou a finalização do projeto de transposição do rio, após quase 16 anos de obras. No entanto, alguns trechos estariam hoje obstruídos, impossibilitando a passagem da água.
O objetivo da comissão é verificar a existência destes pontos de estrangulamento.