Juazeiro do Norte está em festa. Como de costume, a proximidade do aniversário do fundador da maior cidade do Cariri é celebrada por fiéis de todo Nordeste. Neste ano em que se comemoram os 179 anos do nascimento do religioso, a programação da Semana Padre Cícero oferece vasta programação, com o tema “Padre Cícero Servo de Deus”.
Sobre o processo que dará ao padre Cícero o reconhecimento de Beato e, posteriormente, de Santo, o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José, explica que as equipes apresentadas na abertura do processo continuam trabalhando. Elas estão “recolhendo material necessário para, depois, em uma data marcada pelo Tribunal da Causa de Beatificação do Padre Cícero, fazer o fechamento e ser encaminhado à Roma”, explica.
Este será o segundo ano de retomada da Semana Padre Cícero após o início da pandemia de covid-19, que impossibilitou a realização da festa presencialmente por um período. Diferentemente do ano passado, em 2023 as orientações quanto à prevenção da doença estão mais brandas, o que possibilitará uma festa com mais calor humano. Segundo o secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamin, “toda programação será presencial, o que faz com que os devotos do Padre Cícero se sintam seguros em participar da celebração. Portanto, é esperado em torno de 30 mil pessoas no Largo da Capela do Socorro para o ‘canto de parabéns’”.
A programação da Semana Padre Cícero inclui ainda ações que ressaltam os preceitos criados por ele, como trilha ecológica e distribuição de mudas de árvores nativas, missas voltadas ao religioso, exposição, encontro etc. “Convidamos a todos os juazeirenses, devotos, romeiros e admiradores do Padre Cícero, para se fazerem presentes as celebrações e homenagens dos 179 anos do Servo de Deus Padim Ciço”, finaliza.