Devido as fortes chuvas registradas durante o feriadão, uma barragem de um açude rompeu nesse domingo (9) e a água invadiu casas e comércios na cidade de Farias Brito, no interior do Ceará. Casas ficaram completamente alagadas e destruídas. A água também invadiu comércios, causando prejuízos. Várias pessoas perderam tudo com o alagamento.
Além disso, também na cidade, o muro de uma residência desabou por causa da chuva, mas ninguém ficou ferido. A maior destruição foi registrada no Bairro Mutirão. Uma escola municipal da cidade também ficou completamente alagada.
Vários prejuízos foram registrados, um idoso que tinha 34 bois também sofreu com as consequências das fortes chuvas. Vários deles foram levados pela correnteza e outros estão aguardando resgate. Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros do Ceará.
Por nota, a Prefeitura de Farias Brito informou que medidas emergenciais serão adotadas para assistir a população. Serão disponibilizados aluguel social e alimentos para famílias afetadas pela enchente, principalmente às famílias do bairro Mutirão I. Além da garantia alojamentos para famílias afetadas pela enchente, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sede. A Prefeitura também enviará equipes de suporte para a retirada de famílias e objetos de locais afetados pela água, utilizando caminhões e demais tipos de transportes. As aulas da escola Maria Carmosina, que fica na sede do município, foram suspensas para garantir a segurança dos estudantes e profissionais que atuam no local.
O boletim atualizado do Governo do Ceará mostra as consequências das fortes chuvas na vida de milhares de cearenses. Desde março, um total de 2.851 pessoas estão desabrigadas, sete morreram vítimas das fortes chuvas e outras 29 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares. Até agora, 18 municípios decretaram emergência.
Veja os municípios em situação de emergência