O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lança no próximo dia 27 de abril no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), com transmissão pelo canal do Youtube do MPCE, mais uma edição do Programa Vidas Preservadas. Neste ano, o tema será “Saúde Mental e assistência humanizada: fortalecimento das redes pela vida”. O evento, que será realizado das 8h às 12h, contará com diálogos sobre a importância da atuação intersetorial do MP Cearense e dos demais órgãos públicos no fortalecimento de políticas públicas que fomentem a discussão e sensibilização acerca do assunto.
As inscrições já estão abertas e pode ser feitas na Plataforma de Cursos da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), no endereço eletrônico https://cursos.mpce.mp.br/. Os painéis abordarão temas como a atuação das gestões municipais na efetivação da assistência no âmbito das redes de apoio e de prevenção ao suicídio, enfatizando boas práticas, além da palestra magna que abordará o impacto, na saúde mental, de disseminação de informações por meio do uso de novas tecnologias.
Durante o encerramento, o Programa entregará os certificados dos municípios que aderiram à iniciativa em 2022: Aratuba, Brejo Santo, Campos Sales, Horizonte, Ibaretama, Jaguaribara, Milagres, Quixeramobim e Tabuleiro do Norte.
Ao final do encontro, os participantes receberão certificados de comprovação da carga horária de 4 horas. As inscrições serão abertas em breve, através da Plataforma de Cursos da Escola Superior do Ministério Público (ESMP)/Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), que também promovem a iniciativa.
Vidas Preservadas 2023
O Programa “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio” foi criado em 2018 pelo MPCE. Além da ESMP e do CEAF, a iniciativa é promovida internamente pelos Centros de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), da Educação (Caoeduc), da Infância e Juventude (Caopij), do Meio Ambiente (Caomace), da Cidadania (Caocidadania) e Criminal (Caocrim).
O objetivo do programa é promover, com o apoio indispensável dos parceiros, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense.