Com mais oito irmãos, ele teve a sua vida transformada pela educação. Alfabetizado em casa, caminhava mais de 20 quilômetros, todos os dias, para poder fazer na cidade o 5º ano primário. Nesta época, para ajudar no sustento da família, ele carregava e vendia lenha no lombo de um animal.
O seu tino para o comércio, que já aparecia desde os 12 anos de idade, ficou adormecido por algumas décadas. Professor do curso técnico em Agropecuária, no município de Lavras da Mangabeira, Assis estudava no turno da noite, com um grupo formado pelos seus alunos, para prestarem o concurso do Banco do Brasil, quando passou na quinta tentativa.
Porém, a vontade de empreender ficou apenas adormecida em seu peito. Olhando para o que era possível e já fazendo pesquisa de mercado, Assis se deu conta que, além de alimentos, todas as famílias precisavam de produtos de limpeza, mais precisamente de sabão.
E foi da união da vontade com essa percepção que nasceu a fábrica de sabão Nova Aurora, ainda no fim da década de 1980. Neste tempo, também junto com o sonho de empreender e o apoio incondicional do seu grande amor da vida, Maria Elzivane, a dona Zizi, nasciam também seus filhos, Talita, Camila, Laís e Assis Jr. Com eles, ainda, a vontade e a necessidade de crescer e fazer ainda mais.
Mais de 30 anos se passaram. Neste período, a família saiu de Ipaumirim para Juazeiro do Norte, onde Assis deu mais um passo, comprando sua nova fábrica de sabão em barra, que recebeu o nome de Sabão Juá.
Com a reestruturação de produtos, a marca passa a ser apenas Juá e hoje é uma das maiores do Estado em produtos saneantes e um faturamento aproximado, em 2022, de R$ 90 milhões, e estimado de R$ 140 milhões em 2023.
Atualmente, as empresas já contam com as filhas Laís e Talita, como diretoras financeiras, e Assis aposta no neto Ravi, entusiasta do trabalho e visão do avô, para seguir o seu legado.
MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL O POVO