A oficialização do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, para a diretoria-geral do Hospital Geral do Cariri foi tema de críticas feitas durante a sessão desta quinta-feira (18) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A nomeação, caracterizada como indicação política, também é alvo de questionamento por parte do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
O tema foi mais um que uniu parlamentares do PDT e do União Brasil – pertencentes a grupos políticos diferentes e também adversários entre si no Ceará – para criticar a gestão do governador Elmano de Freitas (PT).
O deputado Antônio Henrique (PDT), ao subir à tribuna, declarou que se trata de uma decisão política, o que gera preocupação quanto ao funcionamento do hospital. “Não tenho nada contra as capacidades profissionais de Giovanni, sabemos de seu currículo e suas habilidades, mas nos preocupa a politização dos cargos nos hospitais do nosso Estado. Já vivenciamos essa situação antes e não tivemos bons resultados”, disse.
Ele comentou ainda que, quando o (PT) estava à frente da administração de Fortaleza, nas gestões de Luizianne Lins, as gestões das escolas dos municípios eram escolhidas por indicação política, e o resultado, ainda de acordo com ele, “é que a educação de Fortaleza era uma das piores entre os municípios cearenses naquele momento”. A frase remonta a críticas feitas pelo mesmo grupo político de Antônio Henrique ao então candidato a governador Elmano de Freitas, em 2022, quando os pedetistas resgatavam a atuação de Elmano na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza durante a gestão Luizianne.