As prestadoras que arremataram lotes na faixa de 3,5 gigahertz poderão solicitar a ativação do 5G puro em Crato e mais 15 municípios cearenses, a partir desta terça-feira (30). A deliberação ocorreu na última quarta-feira (24), em reunião ordinária do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz.
Além de Crato, a nova leva de liberações contempla os municípios cearenses de Alcântaras, Cariré, Groaíras, Massapê, Miraíma, Santana do Acaraú, Tururu, Barroquinha, Chaval, Coreaú, Irauçuba, Meruoca, Palhano, Senador Sá e Umirim. Em Juazeiro do Norte, a liberação para solicitar a implantação da tecnologia está ativa desde março deste ano.
Agora, o Brasil chega a 1.423 municípios com a faixa 5G liberada, totalizando 138 milhões de brasileiros, correspondendo a 64,7% da população. A liberação, contudo, não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. De acordo com a Anatel, a instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.