O município de Missão Velha amanheceu nesta quinta-feira (29), com os cânticos dos aboios e inúmeras homenagens à maior e mais tradicional festa da cidade. A agitação da população já era nítida na principal praça que amanheceu emoldurada com 10 pinturas de personalidades importantes nesses 54 anos de vaquejada.
A obra foi feita pelos artistas, “Irmãos Dias”, Pakato Dias e Fabiano Dias, renomados grafiteiros que representaram com maestria a força da vaqueirama. Entre os homenageados está a primeira vaqueira de Missão Velha, Tota Brás, que, com mais de 90 anos ainda acompanha o desfile do vaqueiro que abre a vaquejada.
Com a cidade preparada, com o apoio da população e repleta de visitantes de toda a região e de estados vizinhos, o prefeito Rosemberg Macedo (Dr. Lorim) ressaltou a importância da manutenção de uma tradição que homenageia a fibra do homem nordestino. “Esta é uma das mais belas tradições nordestinas do nosso povo. É uma alegria muito grande poder reunir famílias, amigos e visitantes numa festa tão significativa para os missaovelhenses”, destacou o prefeito.
A noite, o parque de eventos foi palco do desfile que elegeu a Rainha da Vaquejada 2023, Iarly Diniz; rainha do Município, Leandra Thaís; e a rainha da Secult,
Milena Santos.
Os artistas da terra, Matheus Cantor, Derlyn Silvestre, Daniel Teixeira e Mano do Piseiro animaram a primeira noite de festa.