A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte promoveu, na manhã desta quarta-feira (5), audiência pública discutir a implementação da disciplina de Libras na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. A pauta é uma reivindicação da comunidade surda local. A oferta de intérpretes nas salas de aula e a instalação de uma escola bilíngue no município também pautaram o encontro.
“Foi uma audiência muito proveitosa porque tivemos uma ampla participação das associações de surdos e de mães e pais. É o primeiro passo desta jornada, dessa busca de acessibilidade, de inclusão social, de direito à educação por parte dos surdos”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTB).
Entre os encaminhamentos estão o pedido à Secretaria de Educação para inclusão da língua de sinais no conteúdo programático das escolas municipais e a oferta de tradutores nas salas de aula. Também ficou encaminhado o agendamento de uma audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o com o governador Elmano de Freitas, para solicitar a instalação de uma escola bilíngue em Juazeiro do Norte.
A audiência foi uma iniciativa do presidente Capitão Vieira, atendendo a um pedido das entidades que representam pessoas com deficiência auditiva no Cariri. O evento, inclusive, trouxe resultados imediatos para a comunidade surda. Isso porque, na ocasião, o município atendeu aos pedidos da Câmara e entidades quanto à oferta da disciplina de Libras nas escolas. A gestão municipal garantiu que a disciplina passará a ser ofertada a partir de agosto deste ano.
“Os encaminhamentos foram, de fato, necessários. Vamos agora aguardar, fiscalizar e acompanhar toda essa efetivação”, pontuou Juliana Rodrigues, presidente da Associação dos Surdos de Juazeiro do Norte. Já Soraya Almeida, presidente da Associação de Profissionais Intérpretes de Libras da Região Metropolitana do Cariri (Apilsmc), avaliou positivamente os resultados da audiência: “Estou emocionada. Com esses encaminhamentos, estamos sentindo firmeza. Agora vamos fiscalizar e efetivar todas as legislações que já existem”.
Também estiveram presentes os vereadores Raimundo Júnior (MDB), Adauto Araújo (PTB), Ivanildo Rosendo (DC), Ten. Ednaldo Moura (PL), Jacqueline Gouveia (MDB) e Lucas do Horto (MDB); o deputado estadual Fernando Santana (de forma remota); a representante da Secretaria de Educação, professora Lucélia Sampaio; o assessor da reitoria da UFCA, Rodrigo Rocha; o secretário adjunto do ASJUA, Roger Prestes; a assessora especial da Secretaria de Educação, Lucélia Sampaio; a advogada Dra. Flávia Soares, representando o deputado Fernando Santana; e Cleide Barbosa, representando o Instituto Transformar.