O Cariri voltou a receber águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. Com a volta do bombeamento da EBI-03, no último dia 13 de julho, foram restabelecidos o nivelamento de água nos reservatórios de Milagres e Jati, no Cariri.
A estação de bombeamento estava paralisada desde outubro do ano passado, em razão de problemas técnicos decorrentes da falta de reparos. As peças de reposição necessárias para o serviço de reconstituição chegaram em maio deste ano.
“A prioridade é que esses reservatórios estejam totalmente abastecidos para que, no momento de maior necessidade dos estados, a gente tenha água acumulada para poder disponibilizar para que as operadoras estaduais possam entregar para a população”, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, após o conserto do equipamento.
Segundo o governo federal, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte são atendidas pelo trecho da estação EBI-3. Ao todo, foram investidos R$ 2,2 milhões para restabelecer o funcionamento.
Além do Cariri, Fortaleza, Região Metropolitana e cidades localizadas entre Jati e a travessia do Rio Cariús também receberão, em breve, as águas da transposição através do Cinturão das Águas.