A adoção de melhorias na infraestrutura viária de Juazeiro do Norte, sobretudo em trechos do Anel Viário do Cariri, esteve entre os principais assuntos discutidos durante a sessão ordinária desta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
O tema ganhou repercussão com as participações do empresário João Almeida, e de representantes do Colégio Paraíso e da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Em sua explanação, João Almeida apontou a necessidade da adoção de medidas para prevenir acidentes e melhorar o fluxo de veículos a longo prazo. Entre os pontos citados está o cruzamento das avenidas Maria Letícia Pereira e Tenente Raimundo Rocha, nas proximidades da UFCA. A primeira uma rodovia estadual, enquanto a segunda é uma via municipal. No local, não há semáforos e redutores de velocidade.
Vereador contesta acusações da gestão municipa
No Grande Expediente, o vereador Padre Paulo (PSD) contestou as acusações de que teria constrangido servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Miguel. Durante seu pronunciamento, ele exibiu vídeos de sua ação fiscalizadora na unidade de saúde. Nas imagens, o parlamentar aparece conversando com usuários e funcionários do equipamento e fiscalizando setores da UBS, como a farmácia, sem registro de ação constrangedora contra servidores.
Para Padre Paulo, a nota de solidariedade emitida pela prefeitura é uma cortina de fumaça para tirar o foco dos problemas na saúde pública de Juazeiro do Norte. “É uma estratégia da gestão, fazer com que o vereador saia ‘queimado’ nas ações. Se estão achando ruim porque fui um dia, agora vou mais vezes e vou continuar denunciando”, prometeu o vereador
O presidente Capitão Vieira Neto demonstrou solidariedade com Padre Paulo, colocando a assessoria jurídica da Câmara Municipal à disposição dele. O chefe do Legislativo anunciou, ainda, que vai editar uma portaria para fiscalizar todos os postos de saúde de Juazeiro. “Vamos nomear uma comissão de servidores e de assessores para que a gente possa ir a todos os postos de saúde, para fazer um relatório. Vamos fazer um raio X completo”, afirmou.
Ordem do Dia
Em votação unânime, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 25/2023, do Poder Executivo, que trata do refinanciamento (Refis) para permissionários, pessoas físicas ou jurídicas, com débitos em aberto, referente às tarifas de permissão de uso de equipamentos públicos do Município. Após a sanção do prefeito, os permissionários de mercados públicos poderão solicitar o parcelamento das dívidas referentes aos anos de 2018, 2019 e 2022, sem juro e multas. As dívidas referentes a 2020 e 2021 foram perdoadas em decorrência da pandemia de covid-19.