A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou, até a primeira semana de outubro, mais de 3 mil ligações domiciliares gratuitas para os moradores de Juazeiro do Norte. A ação faz parte projeto de implantação de Distritos de Medição e Controle (DMCs) e tem investimento total de R$115 milhões.
A obra dos DMCs em Juazeiro do Norte tem como objetivo otimizar o abastecimento hídrico, reduzir perdas de água e garantir a pressão nas redes de distribuição do município. Até o momento, 24,8% das ligações contempladas pelo projeto já foram instaladas de forma gratuita, totalizando em 3.752 domicílios atendidos.
Nesta semana, mais instalações serão realizadas nos bairros Franciscanos, Pirajá e Santo Antônio. A previsão é que até o final de outubro, 230 ligações sejam realizadas e até o final do projeto, mais de 15 mil famílias juazeirenses serão beneficiadas.
“A concepção desse projeto veio como resposta para substituir a rede antiga e sanar problemas de vazamento. Uma nova tubulação com diâmetros compatíveis já está sendo implantada, assim como a ativação da nova rede, totalmente grátis para o consumidor”, explica David Macedo, engenheiro fiscal da obra.
Além das substituições de rede, o projeto contempla a construção de dois reservatórios, totalizando em uma capacidade de 25 mil m³, além da perfuração de 14 poços e ativação de um poço existente que também irá contribuir para o abastecimento contínuo do município.