A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, de forma unânime, a indicação do desembargador cearense, Teodoro Silva Santos, para a função de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Após ser sabatinado nesta quarta-feira (25), o magistrado cearense recebeu 27 votos favoráveis, e nenhum contrário pela aprovação. Além de Teodoro Silva Santos, também foram aprovados o desembargador José Afrânio Vilela e a advogada Daniela Rodrigues Teixeira.
Teodoro Silva Santos recebeu 27 votos favoráveis e nenhum contrário. O mesmo aconteceu com o também desembargador José Afrânio Vilela. A advogada Daniela Rodrigues Teixeira recebeu 26 votos favoráveis e um contrário.
A indicação, agora, deve ir ao plenário do Senado. Essa é a última etapa antes da escolha definitiva. Os três magistrados foram indicados pelo presidente Lula a partir de duas listas: uma composta por quatro desembargadores estaduais e a outra é formada por três nomes da advocacia.
Durante a sabatina, os três indicados ao STJ foram questionados sobre temas como feminicídio, segurança pública e acesso à saúde, além da legalização do aborto. Antes, os três falaram sobre suas respectivas trajetórias no sistema de Justiça.