Em um cenário preocupante, o número de casos de Covid-19 no Ceará disparou quase 95% nas últimas duas semanas de novembro, comparado ao período anterior. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou 226 novos casos entre os dias 5 e 18 de novembro, indicando uma possível ligação com a circulação da subvariante JG.3, descendente da conhecida variante EG.5, também chamada de Éris.
Entre 22 de outubro e 4 de novembro, foram 116 novos casos, destacando um aumento significativo na taxa de infecção. Embora não tenham sido confirmadas mortes por Covid-19 nas últimas quatro semanas epidemiológicas, o estado já registra 76 óbitos em 2023.
O total de casos notificados no Ceará entre janeiro e outubro deste ano atingiu a marca de 16.288, representando apenas 1,1% do total acumulado desde o início da pandemia em 2020, conforme dados da plataforma IntegraSUS.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Silva Neto (Tanta), alertou para a presença da subvariante JG.3. Embora não associada a quadros graves, Tanta recomenda medidas preventivas para conter o avanço da doença, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como os idosos.
Na cidade de Juazeiro do Norte, 42 casos foram registrados, com 41 em isolamento domiciliar e um paciente hospitalizado. O aumento expressivo reforça a necessidade de atenção e a adoção rigorosa de medidas para frear a propagação do vírus e proteger a saúde da população.