A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, vai discutir o reconhecimento do projeto de instalação de sistemas de energia elétrica produzida a partir da luz solar em escolas públicas do Ceará em premiação nacional. A reunião acontece nesta segunda-feira (04/12), no Complexo de Comissões Técnicas, a partir das 16h.
O presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, deputado Bruno Pedrosa (PDT), ressalta a iniciativa da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), que implantou sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado.
O encontro também trará discussões acerca dos custos, da economia e do planejamento para o próximo ano de projetos e iniciativas que fomentam o desenvolvimento de energias renováveis a fim de atender as necessidades dos cearenses. Esta é a quarta vez que a Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Alece se reúne em 2023.
Farão parte da reunião como convidados o secretário da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Antônio Nei; o coordenador de Energias e Telecomunicações da Seinfra, Alfredo Serejo, e representante da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).
A Frente Parlamentar de Energias Renováveis é integrada pelos deputados Bruno Pedrosa, presidente; Sérgio Aguiar (PDT), vice-presidente; Almir Bié (Progressistas); Lucinildo Frota (PMN); Missias Dias (PT); Davi de Raimundão (MDB); Juliana Lucena (PT); Stuart Castro (Avante); Fernando Santana (PT) e De Assis Diniz (PT).
PLACAS SOLARES NAS ESCOLAS
O reconhecimento do projeto cearense veio com o Troféu Painel, na categoria Empreendimento Público, no âmbito do Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. A premiação do Instituto Besc de Humanidades e Economia destaca o desempenho de profissionais, empresas e órgãos governamentais no setor de energia, logística e transporte, reconhecendo seus produtos e/ou serviços.
De acordo com dados da Secretaria da Infraestrutura do Ceará, os sistemas fotovoltaicos nas escolas públicas cearenses desempenham um papel significativo na diminuição dos gastos com energia elétrica, resultando em uma economia estimada de cerca de R$ 1 milhão anualmente para o Executivo estadual.