Na manhã desta segunda-feira (4), o deputado federal petista, José Nobre Guimarães, comentou as articulações do partido para as eleições 2024 no Ceará. Guimarães é vice-presidente nacional do PT e líder do governo Lula (PT) na Câmara Federal. De acordo com o deputado federal, o partido de fato terá um candidato na disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte, e ponderou que esse nome pode ser o do ex-deputado estadual Nelinho de Freitas.
Guimarães detalhou que Nelinho- ainda no MDB – está em processo para filiação ao PT, e pontuou que ele aparece como um provável concorrente para o ano que vem. O ex-deputado concorreu ao executivo juazeirense em 2020, ficando em terceiro lugar, naquela ocasião ele somou 18,9% dos votos válidos, sendo diretamente votado por pouco mais de 25 mil eleitores. O líder do petista apontou, ainda, que recentemente recebeu Nelinho em seu gabinete, em Brasília.
Entretanto, o deputado federal frisou que o postulante prioritário segue sendo o deputado estadual Fernando Santana. Nessa linha, indicou que as definições finais acerca das candidaturas ocorrerão até março de 2024.
Sobre a situação em Crato, o líder do governo disse que o partido agirá para garantir o entendimento entre todos, e reforçou que a sucessão passará indelevelmente pelo atual prefeito, José Ailton Brasil, e pelo ex-governador Camilo Santana.
Salienta-se que durante entrevista concedida ao programa Bom Dia, Cariri (Rádio 100), o parlamentar federal destacou que o objetivo geral do PT é eleger ao menos 50 prefeitos em todo o Ceará, a fim de dar sustentação ao projeto protagonizado hoje pelo governador Elmano de Freitas.