Mesmo com as várias promessas feitas por Camilo Santana (PT) ao longo de 2023, o Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta semana que não há uma data formalizada para divulgação das mudanças e lançamento daquilo que promete ser o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Lembra-se que o grupo de trabalho criado pelo MEC para debater o tema começou a vigorar em março de 2023, e tinha projeção permanecer ativo por seis meses. O ministro chegou a pontuar em entrevistas que o projeto seria finalizado em julho, depois o prazo foi estendido para novembro e agora segue em aberto.
Questionado pelo Portal Metrópoles, o Ministério da Educação pontuou que o novo Fies segue em fase de estudos e discussão. “O novo desenho do Fies será oportunamente anunciado, com devida aprovação pelo Comitê Gestor do Fies (CGFIES), colegiado composto por representantes dos Ministérios da Educação, da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Casa Civil da Presidência da República”, declarou a pasta.