Em Juazeiro do Norte, no coração do Ceará, no Nordeste do Brasil, o cardeal da Igreja e reitor-mor da Congregação Salesiana, Dom Ángel Fernández, disse estar impressionado, “comovido de verdade”, com as demonstrações de fé e devoção vistas durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, as quais partilhará com o Papa Francisco na volta a Roma. Dom Ángel está na terra de Padre Cícero por ocasião da cerimônia que dedicou a Deus a Igreja Bom Jesus do Horto neste sábado, 3 de fevereiro.
“Estou comovido com os cânticos, com o modo de rezar e por essa fé. Eu quero testemunhar depois, quando chegar a Roma, o que vivi com vocês. Ele [o Santo Padre] ama o povo de Deus, é muito sensível sempre a todos vocês e, sobretudo, a gente mais pobre, mais simples, quer dizer, como todos nós. Então, eu prometo mandar o saudação de todos vocês e contar o que vivemos juntos”, disse com uma ponta de sotaque espanhol. A declaração foi dada duas vezes: a primeira na despedida dos romeiros, no interior da Basílica; e a segunda na bênção do Santíssimo, na Praça do Romeiro.
O sucessor de Dom Bosco, que se prepara para assumir um novo serviço na Igreja, agora como cardeal, afirmou também que o Papa Francisco “conhece a realidade bonita dos romeiros, a fé desta comunidade e o caminho que se está a desenvolver, do processo de beatificação do Padre Cícero”.
Natural de Gozón-Luanco Oviedo, na Espanha, Dom Ángel foi eleito reitor-mor da Congregação Salesiana e 10º Sucessor de Dom Bosco em 25 de março de 2014. Nove anos depois, foi criado cardeal pelo Papa Francisco.