O Ceará poderá ter chuvas fracas e moderadas em todas as macrorregiões nesta segunda, 4, e na terça-feira, 5. As informações preliminares são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Dados também informam que 81 dos 184 municípios cearenses apresentaram precipitações das 7 horas de sábado, 2, às 7 horas deste domingo, 3. O maior volume veio de Massapê (83.0 mm), a 259,4 km de Fortaleza. Confira a lista das maiores chuvas no fim da matéria.
Já no dia seguinte, a mesma previsão: chuvas no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana. Nas demais, céu variando de nublado a poucas nuvens e alta possibilidade de chuva isolada.
Na maior parte das regiões, as chuvas serão de intensidade fraca e de forma isolada e passageira ao longo do dia.
Já no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns e no sul da Jaguaribana são esperadas chuvas com variação de moderada para forte durante a noite e a madrugada. Na Ibiapaba, a chuva com intensidade moderada deve ocorrer durante o período da tarde e da noite
Segundo a Funceme, as precipitações ocorrem devido a “áreas de instabilidade de efeitos locais, como brisa marítima e terrestre e interação dos ventos com o relevo”.
A Região Metropolitana de Fortaleza também contará com altas possibilidades de chuvas isoladas nos primeiros dias desta semana.
As precipitações da segunda deverão se concentrar da madrugada até a manhã. À tarde e à noite, a expectativa é de um céu parcialmente nublado a poucas nuvens.
O mesmo deve ocorrer na terça-feira: da madrugada a manhã, céu parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado a poucas nuvens.
As informações se referem das 7 horas de sábado, 2, às 7 horas de domingo, 3. No total, 81 municípios apresentaram chuvas, em 147 de 182 postos informados.
Em relação ao volume, 39 municípios apresentaram precipitações com mais 20 mm; 12 acumularam mais de 40 mm; 3 somaram mais de 50 mm e apenas Massapê ultrapassou os 80 mm.