Faltando menos de 4 mil eleitores cadastrados para alcanças o mínimo necessário para que haja um segundo turno das eleições municipais de 2024, uma unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esteve nesse sábado (20), dia da tradicional missa do Padre Cícero, no Largo do Socorro para atendimento. A celebração acontece mensalmente e reúne grande número de fiéis.
Os serviços disponíveis são: alistamento eleitoral (primeiro título), transferência de domicílio e revisão eleitoral (regularização do título cancelado e alteração de dados cadastrais).
A meta é que o município tenha 70% de moradores aptos a votarem. Conforme o censo de 2022, Juazeiro do Norte tem uma população de 200.284 habitantes. Num balanço parcial, até esse sábado, 196 mil pessoas regularizaram a situação, o que corresponde a pouco mais de 68% dos juazeirenses.
De acordo com a juíza eleitoral e diretora do fórum Padre Cícero, Samara de Almeida Cabral, dos 184 municípios cearenses, Juazeiro do Norte está na posição 179 na relação população/eleitorado, daí a necessidade de aumentar o número de alistamentos para que mais moradores participem do processo de escolha dos seus representantes.
Outro dado importante é que nos últimos anos cerca de 14 mil títulos foram cancelados, em Juazeiro do Norte, por algum tipo de irregularidade.
Ainda segundo a juíza eleitoral, caso o município alcance a marca dos mais de 200 mil eleitores, garante um segundo turno nas eleições e se fortalece politicamente na busca por melhorias junto aos governos estadual e federal.
2024 é ano de eleição para a escolha de prefeitos e vereadores e as pessoas que desejam participar do processo devem ficar atentas porque o prazo para regularizar a situação eleitoral termina no próximo dia 8 de maio, após isso, é feita a organização das Eleições Municipais.