Era um cenário de filme”. “Quando vi as cidades, lembrei dos vídeos que tinha assistido da (guerra na) Ucrânia pela televisão”. “Foi algo incomparável”. Estes foram alguns relatos dos 13 bombeiros cearenses que retornaram do Rio Grande do Sul, na última segunda-feira, 27, após conclusão da missão de 18 dias de socorro às vítimas das enchentes. A equipe se reuniu com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, nessa quarta-feira, 29, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Os cearenses chegaram ao Rio Grande do Sul em 9 de maio de 2024 e desempenharam diversas funções em várias operações de resgate. O município de Pelotas foi o principal alvo das atuações do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE).
“Hoje é um dia para agradecer vocês pelo trabalho, profissionalismo e missão cumprida. É um orgulho muito grande, não como governador, mas como cearense em saber do que foi feito por todos vocês no Rio Grande do Sul. Tenho certeza que esse é o sentimento também do nosso povo”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Também presente no encontro, o tenente-coronel chefe da Casa Militar, Alex Ferreira, anunciou que a equipe será agraciada com a Medalha do Mérito da Casa Militar, Medalha desembargador Moreira da Rocha.
Participação marcante
Há dois anos na corporação, a soldado CBMCE Iara Noronha, 32 anos, foi a única mulher presente na equipe. Especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas, a bombeira militar conta que a participação nas atividades deixou marcas para o resto da vida. “Foi uma experiência muito grande e eu fui totalmente entregue para poder ajudar o maior número de pessoas. Ser a única mulher da equipe foi muito significativo para mim em uma operação tão grande”, comenta.
“Para mim, o que foi mais marcante foi o cenário. Ver objetos de casas no topo de árvores, roupas, outras coisas penduradas em locais tão altos. Só assim para ter a dimensão de onde a água chegou. Um dos maiores ensinamentos que tirei foi valorizar tudo que a gente tem, o local que a gente vive, nossa família, amigos”, conclui a bombeiro militar.
Responsável pela montagem da equipe, o tenente-coronel CBMCE Daniel Landim narra que o período foi de muita aprendizagem e interação com outras corporações. “Interagir com outros profissionais foi muito importante para a troca de experiências e o aprendizado. Foi um grande colegiado que resultou no sucesso das operações”, afirmou o bombeiro militar.
Equipe qualificada
O coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, salientou a importância de ter um quadro qualificado e sempre à disposição para as mais diferentes situações exigidas no Ceará e em todo o país. “É importante demais que o Corpo de Bombeiros do Ceará tenha uma equipe qualificada e de pronto atendimento. Tenho certeza que esses 13 bombeiros fizeram uma diferença enorme na vida dessas pessoas de diferentes formas. Nos deixa feliz saber que a nossa equipe trabalhou em prol a todos que estavam lá”, discorreu de forma orgulhosa.
A equipe do CBMCE presente no Rio Grande do Sul foi formada pelos seguintes profissionais: Daniel Oliveira Landim; Rodrigo Monteiro Carneiro; Daniel Cals Theophilo Maciel; João Paulo Cunha Martins; Ismael Flávio Farias de Sousa; Rifandreo Monteiro Barbosa; Antônio Washington Mendes de Abreu; Antônio Mailson Medeiros de Souza; Emanoel Moreira Ary; Emanuel Almeida Lima; José Maria da Silva; Iara Noronha Moizinho do Nascimento e Davi Teixeira Gomes.