O VLT do Cariri voltou a funcionar normalmente, na manhã desta quinta-feira (25 de julho de 2024), após o acidente envolvendo um dos equipamentos que perdeu o controle e bateu na barreira de segurança da estação Crato, no Centro da cidade, deixando quatro passageiros feridos.
A batida deixou a parte da frente do VLT danificada e as rodas do primeiro vagão suspensas, apoiada na mureta.
Por conta disso, apenas um Metrô do Cariri, como também é chamado, ficou operando entre a Estação Fátima, em Juazeiro do Norte, até a Estação Padre Cícero, no bairro São Miguel, em Crato, que fica antes do local onde a batida ocorreu.
Na tarde desta quarta-feira (24) o VLT que bateu na mureta foi retirado para passar por reparos e a Estação Crato foi liberada. De acordo com o Metrofor, as causas do acidente estão sendo investigadas.
Inaugurado há 15 anos, inicialmente circulavam 3 VLTs, porém, um dos veículos está inoperante, o outro está passando por reparos devido o acidente de ontem (24), e somente um VLT está em circulação.
Acidente
O veículo havia saído de Juazeiro do Norte em direção ao município do Crato, quando o acidente aconteceu, na chegada ao destino.
A mureta atingida pelo VLT impediu que o veículo invadisse a Rua Monsenhor Esmeraldo, causando riscos para veículos e pedestres que passavam pelo local.
Com o impacto, quatro passageiros, entre eles uma criança, ficaram feridos e foram socorridos para os hospitais São Camilo e São Raimundo, com dores. Não há registro de feridos graves.
O VLT do Cariri possui 13,6 quilômetros de extensão, passando por 9 estações. Ele transporta por dia, em média, 1,7 mil pessoas.