Comemorado no Ceará, o Dia Estadual do Caju (12/11) ganhou uma celebração especial da Cajuína São Geraldo. O suco do pseudofruto é o principal insumo na produção do refrigerante produzido pela marca, considerado "o refri de caju mais amado do mundo". Pensando nisso, a São Geraldo distribuirá quatro mil mudas de Cajueiro Anão Precoce nas cidades de Juazeiro do Norte, Fortaleza, Quixadá e Sobral, no Ceará, além de Aracaju, capital alagoana.
A ação ocorre nos dias 9 (em Sobral, Juazeiro, Quixadá e Fortaleza) e 16 (em Aracaju), a partir das 9h, em formato de blitz. Em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, a ação acontece todos os anos em frente a fábrica do refrigerante. Nas demais cidade, em locais estratégicos. "A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização de todos sobre a importância do fruto, incentivar o plantio familiar e valorizar a cajucultura, que é tão importante para a região Nordeste", destaca Tiago Caldas, gerente de marketing.
As mudas distribuídas serão de Cajueiro Anão Precoce, uma espécie ideal para plantio e cultivo em locais sem muito espaço, pois chega ao máximo de três metros. Mesmo com a pouca altura em relação aos cajueiros comuns, a árvore é considera super produtiva.
Dia do Caju
Além de ser a matéria prima para o refrigerante original do Cariri, o caju carrega a representatividade do Nordeste e do povo que aqui habita, tendo ganhado notoriedade através da Lei Estadual 15.042 em 2011. Desde então, o fruto passou a ser reconhecido com a devida importância no estado do Ceará. Além do valor econômico, o caju também é um importante símbolo da cultura nordestina.
Serviço
Quando: Sobral, Juazeiro, Quixadá e Fortaleza (9/11); Aracaju (16/11)
Local e horário:
Juazeiro do Norte - Av. Padre Cícero, s/n - Km 2 - Antônio Vieira (de 11hs às 13hs)
Fortaleza - Rua XII, 200 - Passaré (de 11hs às 14hs)
Sobral - Rua Cell José Inácio, 307, Centro (de 9hs às 11hs)
Quixadá - Praça José de Barros - Av. Plácido Castelo - Centro (de 8hs às 11hs)
Aracaju - (de 11hs às 14hs)