Uma costura entre o Ministro da Educação, Camilo Santana, o Governador Elmano de Freitas, e o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, selou a escolha do deputado estadual Fernando Santana como candidato da base governista à Presidência da Assembleia Legislativa.
Homem de confiança de Camilo, Fernando comandará a Assembleia Legislativa no biênio 2025/2026.. O biênio é considerado estratégico porque, em 2026, estarão em disputa o Governo do Estado e as duas vagas ao Senado.
Como presidente do Legislativo, Fernando passa a ser o segundo nome na sucessão do Governador – atrás apenas da vice-governadora Jade Romero. Camilo e Elmano não querem contratempos, daí a escolha recair sobre o nome de Fernando como sucessor de Evandro Leitão.
O atual presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, renunciará ao cargo para, no dia primeiro de janeiro de 2025, assumir a Prefeitura de Fortaleza. Com a saída de Evandro, Fernando Santana passa a dirigir a Assembleia uma vez que é o atual vice-presidente. A eleição da Mesa Diretora poderá ser antecipada para dezembro.
REUNIÃO EM BRASÍLIA
Desde o resultado da eleição à Prefeitura de Juazeiro do Norte, quando foi derrotado pelo atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), Fernando Santana surgiu como principal nome na corrida pela Presidência da Assembleia Legislativa. Estavam, também, na condição de pré-candidatos os deputados estaduais Osmar Baquit e Salmito Filho.
A conversa que selou a definição do nome de Fernando Santana aconteceu em Brasília. Camilo, Evandro e Elmano se reuniram, na última terça-feira, e, na pauta, estavam a Presidência da Assembleia Legislativa, a Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, mudanças no secretariado estadual e a composição do Secretariado da administração Evandro Leitão, que será empossado no primeiro de janeiro de 2025.