O Governador Elmano de Freitas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram, nesta terça-feira (3), em Brasília, a ordem de serviços para as obras de duplicação da vazão do Eixão das Águas que receberão investimentos superiores a R$ 830 milhões.
A solenidade, com a participação do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, do Secretário de Recursos Hídricos, Ramom Rodrigues, de deputados federais e senadores, marca mais uma etapa importante nas ações para ampliar a oferta de água nos municípios cortados pelo Eixão das Águas.
Segundo o Secretário de Recursos Hídricos, as obras a serem realizadas consistem na duplicação da capacidade de vazão dos sifões, passando dos atuais 10m³ para 22 m³. As novas obras correspondem aos trechos 3, 4 e 5 e serão concluídas em 2026, beneficiando mais de 4 milhões de cearenses.
”Estamos acompanhando o Governador Elmano e o prefeito eleito Evandro Leitão em uma agenda com grande impacto na vida da milhões de cearenses, que nos garantirá ainda mais estabilidade no nosso sistema hídrico”, disse o deputado federal José Ariton Cirilo (PT), ao lado de Camilo e Evandro.
EXTENSÃO DO EIXÃO
O Eixão das Águas, que sai da Barragem do Castanhão ao Porto do Pecém, tem 256 km de extensão e, ao longo desse percurso, serão instalados novos sifões e bombas e construídas novas estações elevatórias, o que permitirá maior bombeamento do volume de água.