Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam condições favoráveis à chuva em todas as macrorregiões do Estado, entre esta terça e quinta-feira (14 a 16/01). Os maiores acumulados devem ocorrer na terça e na quarta (14 e 15/01).
Na terça e na quarta-feira (14 e 15), as chuvas podem ocorrer em qualquer período do dia. No entanto, espera-se que os maiores acumulados se concentrem durante os períodos da madrugada e manhã no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité. E nos períodos da tarde e da noite, no Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. A intensidade das chuvas deve ser de moderada a forte e em alguns períodos as chuvas podem ser acompanhadas por trovoadas. À princípio, as chuvas tendem a apresentar uma diminuição na quinta-feira (16), em termos de acumulados.
As chuvas previstas devem-se a influência da ZCAS, que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará. Além disso, a ZCIT encontra-se em torno da linha do equador, colaborando para o aumento de instabilidade, principalmente sobre a faixa litorânea. Além do mais, efeitos locais, tais como, relevo e temperatura, também são fatores auxiliares para que se tenha uma maior condição de instabilidade e consequentemente maiores acumulados de chuva.
Devido ao aumento da nebulosidade no estado, as temperaturas máximas - no período da tarde - podem atingir cerca de 35°C em alguns municípios do Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, as máximas variam entre 30°C e 34°C, enquanto as mínimas podem chegar a aproximadamente 19°C em áreas serranas.