Dois dos 94 passageiros que desembarcaram em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21), deportados dos Estados Unidos, foram presos no aeroporto da capital cearense por agentes da Polícia Federal. Ambos estavam com seus nomes na lista de Difusão Vermelha da Interpol e possuíam mandados de prisão em aberto no Brasil.
A Difusão Vermelha é um alerta internacional emitido pela Interpol para localizar e prender indivíduos procurados para julgamento ou cumprimento de sentença. Um deles responde pelo crime de roubo e o outro por "arregimentar e levar cidadãos a outros países". A polícia não divulgou as identidades dos detidos, mas afirmou que eles eram foragidos da Justiça brasileira e possuíam mandados de prisão da Justiça do Paraná e de Minas Gerais.
Dentre os repatriados, uma das nove crianças deportadas possuía cidadania norte-americana por ter nascido no país, mas voltou ao Brasil junto com os pais. Segundo a titular da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, os brasileiros chegam "machucados emocionalmente”.
Este é o terceiro voo com deportados que chega ao Brasil desde o início do segundo mandato de Donald Trump. O voo enfrentou um atraso, e a previsão de chegada era para às 9h30, no horário de Brasília. De Fortaleza, as famílias seguiram em um voo da FAB até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH.