A corrida para as eleições de 2026 já começou no Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), e pelo menos 15 nomes despontam na busca por viabilização política. Entre os postulantes, três candidatos eleitos buscam a reeleição, enquanto outros tentam se firmar no cenário eleitoral da região.
Crato
No Crato, o ex-prefeito Samuel Araripe (PSB) trabalha para consolidar a candidatura do enteado, Davi França, a deputado estadual. Samuel negocia com a cúpula do PSB no Ceará a permanência de Davi no partido e busca alinhar sua candidatura com a base do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Assim como Pedro Lobo (PT) – Deputado estadual em uma reeleição.
Durante as eleições municipais de 2024, Samuel declarou apoio ao candidato governista André Barreto (PT), reforçando sua aproximação com o grupo de Camilo. Davi França, inclusive, foi cotado para compor a chapa como vice na disputa municipal.
Além dele, outros nomes já se movimentam no Crato para concorrer a vagas na Assembleia Legislativa. Entre eles estão o ex-prefeito Zé Ailton Brasil (PT), o suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT), a secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela (PT), o empresário Roberto Brasil (PSDB) e o médico Aloísio Brasil (União Brasil), que lidera a oposição no município.
Para a disputa federal, Rafael Branco (PP) já é nome certo, enquanto outras figuras como o vice-prefeito Leitão Moura (PSB), o ex-prefeito Ronaldo Mattos e a ex-vereadora Mariângela Bandeira ainda analisam o cenário político.
Juazeiro e Barbalha
Em Juazeiro do Norte e Barbalha, os deputados Fernando Santana (PT), Davi Macedo (MDB) e Yury do Paredão (MDB) já se articulam para a reeleição. Fernando Santana deve disputar uma vaga para deputado federal, enquanto Davi Macedo tentará renovar seu mandato na Assembleia Legislativa. Já Yury do Paredão buscará a reeleição na Câmara dos Deputados.
Além dos atuais parlamentares, o ex-deputado estadual Nelinho Freitas (MDB), o presidente da Câmara de Juazeiro, Felipe Vasques (Agir), os vereadores juazeirenses Marcio Joias (PRD), Lukão Só Julgando (PSDB) e Jacqueline Gouveia (sem partido) também sinalizam interesse em disputar uma vaga no Congresso Nacional.
Podem disputar como Deputado Estadual também, Libório atual prefeito de Assaré (PSB) e Lorim atual prefeito de Missão Velha (PSB).
Prefeitos que não se posicionaram
Os prefeitos Glêdson Bezerra (Podemos), de Juazeiro do Norte; Guilherme Saraiva (PT), de Barbalha; e André Barreto (PT), do Crato, ainda não declararam apoio a nenhum candidato. Em Crato e Barbalha, a tendência é que os gestores sigam as indicações do ministro Camilo Santana, que tem forte influência política na região. Já em Juazeiro, a base de Glêdson ainda não apresentou nomes para a disputa estadual ou federal.
Entre os presidentes das Câmaras Municipais, Matheus Leite (PDT), de Crato, já declarou apoio à reeleição do deputado federal André Figueiredo (PDT). Em Juazeiro, Felipe Vasques deve apostar na própria candidatura, enquanto em Barbalha, Dorivan Amaro (PT) aguarda as orientações de Camilo Santana e do deputado federal José Guimarães (PT).