A Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH-CE), órgão responsável por gerenciar e fiscalizar o uso da água no estado, informou que a previsão climática para o trimestre de abril, maio e junho de 2025, elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indica maior probabilidade de chuvas dentro da média histórica.
De acordo com os modelos climáticos, há 50% de chance de precipitações em torno da normalidade, e 25% para as categorias abaixo e acima do normal. O prognóstico foi divulgado nesta sexta-feira (4) pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio.
“Diante do prognóstico da Funceme, primeiro, é animador o nosso ano de 2025. Neste período, estamos numa situação confortável. No ano passado, não estávamos na situação em que estamos hoje: mais de 50% dos nossos reservatórios estão com bom volume.
O prognóstico ainda é bom, positivo, de abril até o mês de maio. Claro que são perspectivas, isso precisa ser confirmado”, relatou o secretário de Recursos Hídricos e deputado do Ceará, Fernando Santana, em vídeo divulgado no Instagram da SRH-CE.
Segundo Yuri Castro, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o esperado é um aporte significativo para a região do litoral, mas isso não vai resolver a questão da irregularidade entre as bacias.
“Na região do Litoral, temos bacias com até 90% de acumulação, mas na região central do estado, principalmente nos Sertões de Crateús, Banabuiú e Médio Jaguaribe, temos em torno de 30%”, afirmou no Instagram da SRH-CE.