Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará pode apresentar um tempo mais estável em todas as macrorregiões, devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas precipitações no estado durante esta época do ano.
Mesmo com esse afastamento, ainda é possível haver registro de chuvas isoladas, especialmente nos períodos da tarde e da madrugada, influenciadas por fatores locais, como o sistema de brisa, o relevo, além da alta umidade e das temperaturas elevadas.
Com a redução das chuvas e a maior estabilidade atmosférica, espera-se uma elevação nas temperaturas em boa parte do estado. As macrorregiões da Jaguaribana, do Litoral Norte e do Sertão Central e Inhamuns devem concentrar os maiores índices, com máximas que podem superar os 34 °C, podendo até ultrapassar os 36 °C.
Dados combinados de estações meteorológicas e satélites do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontam que, neste mês de abril, até esta quinta-feira (17), Juazeiro do Norte registrou 114 mm (milímetros) de chuva, o que representa 114% da média normal para o mês.