A exposição de xilogravura que retratam a trajetória da vida do padre Cícero, chegou na Escola de Saberes. Intitulada “A Vida de Padre Cícero”, do Xilógrafo José Lourenço, estará aberta ao público até o próximo dia 28. A ação faz parte da programação da 42ª Semana Padre Cícero, como forma de homenagear os 180 anos do sacerdote.
As xilogravuras de José Lourenço, originais, foram doadas à biblioteca da Fundação Memorial Padre Cícero, no formato de álbum com 16 xilogravuras, entalhadas pelas mãos do xilógrafo. Na exposição são exibidas reproduções dessas imagens.
De acordo com os curadores da exposição, Allan Freitas e Thalyta Alencar, a ação homenageia além do sacerdote e sua história, o próprio José Lourenço, que se consagrou como um dos maiores xilógrafos do Brasil. A exposição conta, além das reproduções das xilogravuras, com peças e objetos pessoais do sacerdote como escova, cajado, batina, lenço, entre outros.
Premiada pelo Salão de Abril em 1991, a coleção de xilogravura “A vida de Padre Cícero” é composta por 16 imagens, que narram os momentos mais importantes e essenciais da vida do sacerdote de Juazeiro. Para José Lourenço, essa é a sua obra mais importante, pois além de alavancar sua carreira, foi importante para o surgimento de uma nova geração de artesãos no Cariri.