A edição 71 da Expocrato foi inaugurada oficialmente neste domingo (14), na cidade do Crato, na Região do Cariri. O evento iniciou no sábado (13), já com shows. Participaram da solenidade de abertura do evento o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, representando o governador Elmano de Freitas (PT); o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; o deputado federal José Guimarães; e os deputados estaduais De Assis Diniz e Davi de Raimundão, além de outras autoridades.
Moisés Braz, titular do Desenvolvimento Agrário, falou sobre a importância da exposição, enfatizada nos negócios desenvolvidos nos nove dias de evento. “Enxergo a Expocrato como um momento de negócios e, muito além disso, um momento de confraternização, principalmente sobre o potencial que tem o Cariri”, destacou.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, que está no segundo mandato na gestão municipal, falou do legado construído para a Expocrato. “Sinto muita alegria e gratidão. A Expocrato tem a sua originalidade e nós mudamos a Expocrato. Junto com o [ex] governador Camilo Santana, conseguimos a reforma do parque, uma ampliação que, hoje em dia, já se tornou pequeno pelo tamanho que a Expocrato tem”, celebrou.
A Expocrato reúne a feira agropecuária, artesanato, culinária, cultura e shows. Até o próximo domingo (21), são esperadas intensa movimentação e participação do público.
MOVIMENTAÇÃO
A Expocrato 2024 espera movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia caririense neste ano, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. O novo formato da Expocrato segue a tendência de grandes eventos do Brasil, como as festas de São João de Caruaru, Petrolina e Campina Grande; e as de Réveillon de Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro, democratizando o acesso ao lazer e destinando a maior parte do evento para a entrada gratuita do público. Na Expocrato 2024, cerca de 90% do público terá acesso livre.