Sob o tema “As chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, fazendo alusão aos 800 anos dos estigmas do santo padroeiro da cidade, a abertura da programação será marcada pelo hasteamento das bandeiras. A Santa Missa no patamar da basílica acontece às 4 horas da próxima terça-feira.
De acordo com Natanael Saviano, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, o município se prepara à Festa de São Francisco com “uma série de ações estratégicas voltadas para garantir a organização e serviços para os mais de 1 milhão de romeiros e visitantes”.
No setor de serviços turísticos, a cidade apresentará uma equipe de recepção e acolhimento das romarias, em parceria com a Secretaria de Educação, e equipes para informações de turismo. Em adição, o público também poderá conferir atrações artísticas locais na praça Thomaz Barbosa e na Estátua de São Francisco.
Para garantir a segurança e o livre trânsito dos visitantes, um plano de contingência será executado com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, incluindo o controle de tráfego e fiscalização dos ambulantes e das novenas.
O secretário ainda destaca a adição de quatro postos de atendimento provisórios e o reforço das unidades existentes, com ações de fiscalização da Vigilância Sanitária, atendimento ambulatorial e atendimento de urgência e emergência móvel.
“Essas iniciativas visam proporcionar uma experiência segura e acolhedora para todos que participarem dos festejos de São Francisco em 2024”, completa.
Ao lado dos preparativos realizados pelo município, o reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, frei Gilmar Nascimento, aponta a realização de reuniões com os colaboradores e voluntários para “um bom andamento dos serviços”.
“A infraestrutura já começou a ser montada na praça dos romeiros e na praça da basílica”, explica
Antes da abertura oficial das celebrações, em 24 de setembro, um grupo de animação começar a acolher as comunidades que chegarem à missa a partir das 2 horas da manhã. Em seguida, às 4 horas, com o hasteamento das bandeiras, a cerimônia se inicia.
O hino temático foi composto por Jander Silva, enquanto a arte do cartaz da festa de São Francisco foi desenvolvida pelo designer Rogério Sales, um dos colaboradores do santuário, com a participação criativa da Liturgia e Campanha dos Benfeitores do Santuário.
Aos fiéis que não puderem se deslocar até os festejos, é possível acompanhar a solenidade por meio de transmissão da TV Santuário no YouTube.
Confira a programação completa da Festa de São Francisco das Chagas em Canindé, município cearense.
Para mais informações, acesse: festa.santuariodecaninde.com.