Governo do Ceará autorizou, nesta sexta-feira (3), R$ 521 milhões em obras de esgotamento sanitário em 17 municípios. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia de assinatura de ordem de serviço junto aos prefeitos – e representantes – das cidades beneficiadas; a senadora da República, Augusta Brito; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o presidente da Cagece, Neuri Freitas; o presidente da Ambiental Ceará, André Facó; e outras autoridades.
As ações integram a Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento. O pacote de obras autorizadas beneficiará mais de 126 mil pessoas.
“Essa parceria dessas obras vai beneficiar milhares de famílias da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri, criar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. Portanto, começamos o ano muito bem, pois estamos aqui garantindo emprego, infraestrutura para nossas cidades, saúde pública para o nosso povo, pois você deixa de ter aquele esgoto a céu aberto, melhora a infraestrutura das cidades, seja para o cidadão local ou para o turista. Isso é uma conquista muito importante para o Ceará”, ressaltou o governador.
Os serviços incluem a implantação de cerca de 350 km de rede de esgoto, construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 40 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), responsáveis pelo bombeamento do esgoto.
Com a meta de chegar a 78% de esgotamento sanitário até 2026, uma das cidades beneficiadas é Fortaleza, com mais de R$ 88 milhões neste pacote. Ciente do desafio, o prefeito Evandro Leitão enfatizou a importância do trabalho em parceria para avançar.
Além da Capital, estão entre os municípios contemplados: Juazeiro do Norte, Pacatuba, Pacajus, Nova Olinda, Missão Velha, Maranguape, Maracanaú, Itaitinga, Horizonte, Guaiúba, Farias Brito, Eusébio, Chorozinho, Caucaia, Cascavel e Aquiraz.