A programação do mês de janeiro do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), reúne uma série de atividades que complementam a experiência do passeio no Teleférico, integrando ações culturais, ambientais e formativas.
Neste mês de férias, o Equipamento oferece espetáculo circense, oficinas, show musical, . Toda programação é gratuita e aberta ao público As atividades iniciam neste sábado (11/01) com o “Rolê no Horto - Entre o cotidiano e a fotografia”, mediado por Hévila Ribeiro, das 14h às 19h.
A atividade tem como objetivo proporcionar uma experiência de educação patrimonial e fotográfica na Comunidade do Horto, cujo roteiro inclui visitas a pontos importantes da localidade, como o Monumento da Ceia Larga, a Pedra do Joelho e a residência do Mestre Dodô.
As pessoas participantes poderão vivenciar e registrar os patrimônios materiais e imateriais da região. Ao todo, são 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no Instagram @telefericocaminhosdohorto. O Rolê do Horto acontecerá novamente no dia 26/01.
Com o intuito de propagar, difundir e fortalecer a cultura dopífano, haverá a oficina “Pífanos do Cariri”, conduzida por Mestre Bosco e Carlos Santos. A atividade será realizada de forma teórica e prática, evidenciando a importância da tradição deste instrumento como símbolo da identidade cultural nordestina.
Além disso, será feita confecção artesanal do pífano. A oficina terá 4 dias de duração (13, 20 e 27/01 e 03/02), sempre das 17h às 22h, na Pedra do Joelho. Com 10 vagas, as inscrições podem ser feitas por meio de link disponível na bio do Instagram @telefericocaminhosdohorto.
No dia 16/01 a Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (estação inferior) será palco do show de Junú. A festividade inicia às 18h, onde o artista apresentará suas composições e clássicos da música brasileira. Na sexta-feira (17/01), o CRAS do Horto receberá a Oficina de Bolos Caseiros, ministrada pela gastrônoma Indra Nunes.
A ação busca destacar técnicas no preparo de bolos, promovendo alimentação saudável, valorização cultural e estímulo ao empreendedorismo local, transformando receitas práticas em oportunidades econômicas. A formação acontecerá das 13h às 18h e as inscrições poderão ser feitas no local.